way2themes

Brasil, responsável por dez por cento dos homicídios no mundo:

Por: | 11:21 Deixe um comentário
Por Filipe G. Martins:
O Brasil já responde por cerca de 10% dos homicídios registrados no mundo, mesmo não chegando a ter 3% da população global. Mais de 70 mil pessoas são assassinadas e outras 20 mil desaparecem todos os anos. Isso significa que os criminosos brasileiros matam mais, em tempos de paz, do que a guerra civil da Síria, ou praticamente qualquer outro conflito recente, em seus momentos mais intensos — sem mencionar os demais crimes violentos como os assaltos, os sequestros e os estupros nos quais o Brasil também é recordista.

Uma pesquisa recente, feita em abril, descobriu que quase 50 milhões de brasileiros tinham parentes ou conhecidos que foram assassinados. O mapa que você vê na imagem ao lado, já bastante desatualizado, mostra que o número de homicídios no Brasil (em vermelho no mapa) é maior do que o número de homicídios em todo o território em azul, o que inclui toda a Europa, o Canadá, o norte da África e a China.

Pensem por um momento no número de pessoas que foram vítimas, diretas ou indiretas, de algum tipo de crime violento no Brasil; na quantidade de família dilaceradas; no número de feridos; nos traumas; no medo; fora os danos ao patrimônio público e privado.

É normal que, em um país que vive nessas condições, nossas autoridades e nossas figuras públicas negligenciem esse problema para debater miudezas ou abstrações, como se vivêssemos uma situação de normalidade ou como se a violência fosse uma fatalidade inevitável?

Talvez essa cegueira esteja relacionada a outro grande problema apontado pelo Professor Olavo de Carvalho nesta madrugada (e em toda a obra dele): a diminuição escandalosa da inteligência brasileira. Aliás, foi ele quem melhor definiu a gravidade da nossa situação e nos deu uma boa pista de como resolvê-la. Se "nada é mais grave do que estar burro e morto", nada é mais urgente do que corrigir as deformações do nosso sistema educacional e garantir a segurança da população. O resto, incluindo a prosperidade econômica, é consequência.
______________________

Legenda: o número de homicídios anuais no Brasil é superior ao número de homicídios anuais em todos os países que estão em azul no mapa.

0 comentários:

Postar um comentário